DIRETORIA
CHAPA ATUAL - MANDATO VIGENTE ATÉ JUNHO/2025
NOSSA DIRETORIA É COLEGIADA E HORIZONTAL,
COMPOSTA POR CINCO DIRETORAS E DIRETORES,
REPRESENTANDO CADA REGIÃO DO BRASIL.
diretoria@apiaudiovisual.org.br
NORTE
Juliane Almeida
Há uma década à frente da Jubalina Produções em Palmas-TO, atuando em produção, direção e roteiro. Dirige o Festival Chico de Cinema do Tocantins há 13 anos. Experiência como gestora cultural no Governo do Tocantins (2011-2014), gerente de projetos no British Council Brasil (2018-2021) e oficineira cineclubista do Mais Cultura (2009-2010).
NORDESTE
Bárbara Cunha
Roteirista, diretora, sócia da 99 Produções, em Pernambuco. Estudou direção com Béla Tárr e é pós-graduada em Estudos de Imagem. Integra a rede de talentos Projeto Paradiso e é ativista pela equidade de gênero no 'MAB’. Dirigiu, produziu e roteirizou curtas, séries, e lançou seu primeiro longa como diretora, Flores do Cárcere, em 2019. Atualmente desenvolve seu primeiro longa de ficção, Menina Noiva seu próximo longa doc, Deus é Mulher, esteve Docs in Progress / Cannes Docs 2021.
CENTRO-OESTE
Tiago de Aragão
Diretor e roteirista, sócio-fundador da produtora Sal, junto com Ana Rabêlo e Camilla Shinoda. Entre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas Entre Parentes (2018) e Luta Pela Terra (2022. O seu primeiro longa-metragem, A Câmara(2023), estreou no Festival Doclisboa. Atualmente se dedica à produção do longa-metragem Missão Pankararu, em codireção com Camilla Shinoda.
SUDESTE
Raquel Valadares
Criadora, diretora e produtora dos filmes documentários Corpo de Bollywood (2008), Homem-Carro (2014) e da série de TV À Moda da Casa (2016). Também faz pesquisa e assistência de direção em documentários para TV e cinema. Mestre em Artes pela UFJF, com pesquisa em documentário, e Bacharel em Cinema pela UFF, é sócia-fundadora da Anima Lucis Produções.
SUL
Ane Siderman
Diretora e produtora executiva audiovisual, sócia fundadora da SiderAll Cinema (RS), atua no mercado desde 2002. Dirigiu 15 curtas e estreou seu primeiro longa “Verona” em 2021, premiado em mais de 90 festivais em 38 países. Como produtora, participou de mais de 20 projetos. Integra o Colegiado Setorial do Audiovisual do RS e o conselho da FUNDACINE, além de compor a diretoria do SIAV-RS e ser sócia acadêmica da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais.
CONSELHO CONSULTIVO
CHAPA ATUAL - MANDATO VIGENTE ATÉ ABRIL/2025
ATUALMENTE CONTAMOS COM TRÊS CONSELHEIRES,
COM A FINALIDADE DE APROFUNDAR AS DISCUSSÕES
ATRAVÉS DE MÚLTIPLOS SABERES DURANTE A GESTÃO.
NORDESTE
Alexandre Mello
Diretor, roteirista e Produtor de Filmes e Séries, da Framme Produções, nível 3 na Ancine e transita com fluidez por comédias e dramas, com 5 séries de TV e dois longa metragens, em parceria com Globo Filmes, Fashion TV Brasil, CineBrasilTV, EBC - TV Brasil. Concluiu a série Jenipapo - A Fronteira da Independência, ficção histórica de 10 episódios sobre a mais sangrenta batalha da independência do Brasl. Está em produção da série Ligas sobre a luta pela terra no Brasil para a EBC.
CENTRO- OESTE
Gustavo Amora
Diretor, produtor, cientista político e cineasta, com mestrado em relações entre mídia e política. Trabalha com documentários há mais de dez anos, como uma forma para discutir e problemas políticos do país. Seu primeiro documentário internacional, chamado Voices of Children, foi lançado na Nova Zelândia em 2015, para 700 pessoas de 70 países. Fundador da COMOVA, que em 2023 completou dez anos de atuação, uma produtora com foco em documentários de impacto, que já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.
SUDESTE
Matheus Peçanha
Produtor audiovisual graduado em Cinema pela UFF, com passagem pela Universidade de Buenos Aires. Mestre em Produção Cinematográfica pelo programa Kino Eyes / Erasmus Mundus. Em 2014, fundou a produtora audiovisual Estúdio Giz. Assina a produção do longa "Sem Seu Sangue", de Alice Furtado (Quinzena dos Realizadores - Cannes 2019), e a coprodução dos longas “Alma do Deserto”, de Mónica Taboada-Tapia (Giornate Degli Autori - Veneza 2024), “O Auge do Humano 3”, de Eduardo Williams (Locarno 2023), “A Outra Forma” de Diego Guzmán (Annecy 2022), entre outros.
SUL
Lícia Brancher
Realizadora audiovisual e sócia da Contraponto, de Florianópolis, produtora de conteúdo especializada em projetos e criações coletivas em audiovisual, produção cultural e editorial com mais de 20 anos de trajetória. Produtora executiva dos longas Quem precisa de identidade? (2021); O Amuleto; Muamba; Outra Memória, além de outras obras de documentário e ficção. Diretora de produção da série documental Verve - A Arte de Interpretar, de Kátia Klock e da série de ficção Submersos, de Márcia Paraíso e Claudio Rosas, coprodução Brasil-Argentina. Produtora e curadora do portal CurtaDoc e da coleção de documentários EducaDoc.
AINDA CONTAMOS COM DOIS CONSELHOS PARA ASSUNTOS INTERNOS DA ASSOCIAÇÃO,
DESVINCULADOS DA DIRETORIA E AUTÔNOMOS.
CONSELHO DE ÉTICA
Tatiana Martinelli
Loureiro
Henrique Forster de Freitas Lima
Julia Alves de Oliveira
conselhodeetica@apiaudiovisual.org.br
CONSELHO FISCAL
Maria Flor Abrantes Brazil
Otavio Chamorro Mendoza
Lara Brusco de Oliveira Lima
conselhofiscal@apiaudiovisual.org.br